Rua Pedroso Alvarenga, 584 – Itaim Bibi, São Paulo, SP

O que é Ozempic e para que serve?

por 2 out, 2023

Entender para que serve o Ozempic é essencial para acompanhar o seu tratamento e colher os melhores resultados. Trata-se de um remédio para controle de diabetes, mas que também tem chamado muito a atenção pelo seu potencial emagrecedor.

Mas será que há riscos? Você pode tomar esse remédio? Descubra neste artigo!

O que é Ozempic?

O Ozempic é um medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e tem se destacado como uma alternativa para a redução de peso.

É interessante notar que o uso do medicamento para combater a obesidade é uma prática conhecida como “off-label“, o que significa que a sua utilização vai além das indicações originais listadas na bula.

Esta abordagem, embora fora das recomendações padrão, é permitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde que haja liberação médica para o uso.

Como Ozempic age no corpo?

Se você está se perguntando se o Ozempic serve para emagrecer, a resposta é sim. Mas, antes, é necessário entender como o medicamento age no corpo. 

A semaglutida, o principal componente do medicamento, atua como um agonista do receptor de GLP-1. Isso significa que ela imita a ação do GLP-1, um hormônio produzido naturalmente no intestino delgado que:

  • estimula a liberação de insulina pelo pâncreas;
  • reduz a produção de glicose pelo fígado; e 
  • regula o apetite.

Quando uma pessoa com diabetes tipo 2 utiliza o Ozempic, a semaglutida ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, aumenta a sensibilidade à insulina e reduz a quantidade de glicose produzida pelo fígado.

Além disso, a medicação também retarda o esvaziamento gástrico, o que contribui para a sensação de saciedade e pode ajudar na redução da ingestão calórica, favorecendo a perda de peso.

Quem pode usar o Ozempic?

O Ozempic é um medicamento destinado a adultos que têm diabetes tipo 2 e que, mesmo seguindo uma dieta e fazendo exercícios, ainda apresentam níveis elevados de açúcar no sangue. O medicamento pode ser administrado sozinho ou de forma combinada.

No entanto, é importante lembrar que há contra indicações para pessoas alérgicas à semaglutida ou a qualquer outro componente do medicamento.

Além disso, ele não é adequado para quem tem diabetes tipo 1 ou para quem está passando por uma crise de cetoacidose diabética.

Por fim, crianças e adolescentes com menos de 18 anos não devem tomar Ozempic, pois seus efeitos nessa faixa etária ainda não foram estudados.

Ozempic: quais são as indicações médicas?

Embora a função do Ozempic seja de controle de diabetes tipo 2, seus efeitos também são aproveitados em processo de perda de peso. Veja agora, as principais indicações médicas.

Diabetes tipo 2

O Ozempic é a principal medicação utilizada no controle do diabetes tipo 2. No entanto, é importante ressaltar que o medicamento não é indicado para o tratamento do diabetes tipo 1. 

Mantenha-se atento às orientações médicas e consulte um profissional de saúde para determinar se o Ozempic é apropriado para o seu caso.

Controle glicêmico

Além do tratamento do diabetes tipo 2, o Ozempic pode ser usado como parte de um plano de controle glicêmico para pacientes com diabetes mal controlada. Ele é frequentemente prescrito quando outros medicamentos não fazem o efeito esperado.

Obesidade e perda de peso

O Ozempic mostrou resultados notáveis de emagrecimento e na luta contra a obesidade. Portanto, desde que haja o devido acompanhamento médico, este medicamento pode ser um aliado no plano de emagrecimento.

A FGH possui protocolos de emagrecimento personalizados que combinam estratégias pensadas para cada paciente. Dessa forma, além da segurança no processo você alcança de fato seus resultados.

Tanto para a perda de peso quanto para ganho muscular, a equipe traça o plano ideal para as suas necessidades.

Outras condições relacionadas

Além das indicações principais mencionadas, o Ozempic também pode ser utilizado em outras condições relacionadas à resistência à insulina e ao metabolismo, sempre sob prescrição médica.

Como usar Ozempic corretamente?

Como qualquer outro remédio, tomar Ozempic por conta própria é perigoso. Portanto, veja qual é a forma correta de usar para obter os benefícios do medicamento com segurança. 

Consulta médica e prescrição

O uso do Ozempic deve sempre começar com uma consulta médica. Jamais inicie um tratamento sem uma avaliação antes.

A automedicação pode disfarçar e agravar problemas sérios de saúde que apenas um profissional irá considerar. 

Além disso, um médico especializado vai além desse medicamento, orientando em outras necessidades que você pode não saber que tenha.

Efeitos colaterais e precauções

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. No entanto, esses sintomas tendem a diminuir com o tempo à medida que o corpo se adapta ao medicamento.

Já as contraindicações são para:

  • indivíduos com diabetes tipo 1;
  • quem sofre de cetoacidose diabética.

Além disso, é crucial que um médico avalie o uso do medicamento se:

  • o indivíduo ou alguém de sua linhagem familiar já teve carcinoma medular da tireoide (CMT);
  • O indivíduo ou alguém de sua família possui síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM 2).

Interações medicamentosas

A combinação do Ozempic com outros medicamentos pode gerar reações. 

Portanto, buscar a avaliação médica para garantir a segurança e eficácia do tratamento é importante, especialmente se você estiver usando outros medicamentos simultaneamente.

Quanto tempo leva para ver resultados com o Ozempic?

Embora haja variações, muitas pessoas relatam melhorias nos níveis de açúcar no sangue dentro de algumas semanas de uso.

No que diz respeito à perda de peso, os resultados também podem ser notados em um período relativamente curto, geralmente nas primeiras semanas ou meses de tratamento.

Ozempic é seguro para uso a longo prazo?

Como com qualquer droga, há muitas preocupações sobre os efeitos do Ozempic no longo prazo. 

As pesquisas têm mostrado que o uso prolongado do medicamento pode levar a um aumento do volume do intestino delgado, resultando em uma obstrução do órgão.

Esses resultados têm sido relatados em pacientes diabéticos, depois de muitos anos de uso.

Conclusão

O Ozempic, com seu princípio ativo de semaglutida, tem se mostrado uma opção promissora para o tratamento do diabetes tipo 2, controle glicêmico e, potencialmente, na promoção da perda de peso.

Embora seja um medicamento seguro, seu uso deve ser sempre prescrito e acompanhado por um médico.  Agora que você já entendeu para que serve o Ozempic, que tal agendar uma consulta para descobrir se ele é bom para o seu caso?

Caso ainda tenha dúvidas, fale com um médico especialista para traçar um tratamento personalizado para você.

Sobre o autor

Dr. Filipe Fontes

Médico - Endocrinologia

  • Clínica médica
  • Endocrinologia e metabologia
  • Emagrecimento, obesidade, gordura localizada
  • Performance e ganho de massa
  • Melhora da libido e disposição
  • Terapias injetáveis
  • Reposição hormonal e qualidade do sono
  • Tireóide, diabetes e sarcopenia

Dr. Filipe Fontes

Médico - Endocrinologia

  • Clínica médica
  • Endocrinologia e metabologia
  • Emagrecimento, obesidade, gordura localizada
  • Performance e ganho de massa
  • Melhora da libido e disposição
  • Terapias injetáveis
  • Reposição hormonal e qualidade do sono
  • Tireóide, diabetes e sarcopenia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *