Dietas personalizadas: a chave para o emagrecimento

por 8 set, 2023

A dieta personalizada pode ser de longe a melhor forma de entrar em forma e conquistar o tão sonhado emagrecimento.

Uma avaliação nutricional individual é diferencial para qualquer objetivo físico, porque o direcionamento, visando a necessidade de cada corpo, entrega resultados mais assertivos.  

Quem não quer ter um direcionamento como esse? Saber o que comer, quando, as quantidades corretas com a certeza de que estará se nutrindo corretamente além de atingir um objetivo?

Neste artigo, você vai entender como uma dieta personalizada vai te ajudar a conquistar o seu objetivo e a encurtar o caminho até lá. 

O que é uma dieta personalizada?

Uma dieta personalizada é um plano alimentar voltado para a individualidade, organismo e necessidades de cada corpo. Um atleta possui carências nutricionais diferentes de uma gestante ou de uma mulher na menopausa. 

Além disso, mesmo que o objetivo seja o mesmo, uma orientação respeitosa com cada indivíduo e seu relacionamento com a comida pode ser diferencial para manter a motivação.

Dietas restritivas podem atrapalhar na evolução da pessoa que está tentando emagrecer. A comida resgata memórias afetivas e auxilia no equilíbrio emocional.

O profissional que prescreve dietas precisa ter consciência de que cada pessoa lida com o alimento de forma diferente, e isso também precisa ser levado em consideração.

A alimentação tem muita importância para diferentes necessidades, é base para nutrir, emagrecer, controlar doenças como diabetes ou mesmo para ganhar massa magra.

Como fazer uma dieta personalizada para emagrecer?

Para criar um plano alimentar que realmente funcione para você, busque orientação de um nutricionista. Esse profissional irá traçar seu perfil, entender as expectativas e fazer uma avaliação. 

Confira, abaixo, os 3 pilares de uma dieta personalizada bem estruturada e eficaz:

1. O caminho do emagrecimento

Além da perda de gordura, é preciso garantir que a massa magra seja adquirida junto a nutrição adequada e os cuidados com a aparência.

Um emagrecimento assistido ajuda com a manutenção da saúde, além de garantir que a qualidade da pele seja mantida, evitando estrias e flacidez, que são comuns com o rápido emagrecimento. 

Cada um desses pontos precisa de uma estratégia alimentar única alinhada às suas características como rotina, metalismo, gasto basal, peso, idade, altura etc.

2. Entenda os hábitos alimentares comportamentais

Um nutricionista especializado irá entender a sua rotina, seus horários de refeição e também questões como alergias, intolerância e uso de medicamentos.

Além disso, o profissional irá perguntar das suas experiências passadas com dietas e o que funcionou ou não. Criar uma dieta possível dentro da sua realidade é essencial para que ela funcione.

Muitas vezes, apenas a mudança na alimentação não é o suficiente para conseguir emagrecer. Nesse caso, será necessário buscar auxílio médico multidisciplinar.

O nutricionista, também, pode se deparar com questões emocionais e psicológicas que atrapalham no cumprimento da dieta e indicar ajuda psicológica. 

3. A importância do histórico da família

Por último, mas não menos importante, o nutricionista vai conhecer o histórico de saúde familiar, pois esse fator poderá acompanhar toda a sua trajetória. 

Essas informações ajudam a traçar um plano alimentar personalizado e assertivo, lidando com probabilidades e riscos. Casos de obesidade e problemas com a tireoide, por exemplo, podem ser usados como um norte na criação da dieta.

Além disso, entender o comportamento familiar também ajuda, já que isso impacta diretamente nos seus hábitos e perfil alimentar.

Qual profissional faz uma dieta personalizada?

O primeiro passo é buscar um nutricionista. Ele avaliará o seu perfil, histórico familiar e criará um protocolo de emagrecimento personalizado para a sua saúde e objetivo.

É importante saber que uma dieta de emagrecimento não cortará apenas gorduras, como também cuidará da nutrição completa. Do mesmo modo que, se o objetivo é ganhar músculos, outros nutrientes precisam ser consumidos além de proteínas.

Diante desse contexto, o profissional avaliará cuidadosamente as expectativas e necessidades do paciente, calculará sua taxa metabólica basal, analisará seu biotipo e investigará outros aspectos relevantes da saúde. 

Se necessário, ele também considerará a realização de um exame de bioimpedância para obter informações adicionais sobre a composição corporal.

Não são raros os casos em que a pessoa engorda por problemas de tireoide ou emagrece por estar com diabetes. Nesse caso, além da alimentação correta, será preciso tratar também a raiz do problema.

De qualquer forma, é importante ressaltar que a alimentação é a base da saúde, do bem-estar e do corpo com o qual você sonha. Ao adotar uma dieta adequada, você alcança esses objetivos de maneira eficiente e com resultados mais duradouros.

Como saber se eu preciso de uma dieta personalizada?

Um plano alimentar personalizado é para quem deseja alcançar os objetivos de forma mais rápida e efetiva – seja para perda de peso, ganho de massa ou controle de diabetes.

Portanto, se você não consegue ganhar massa ou emagrecer, uma dieta personalizada cairá como uma luva. Outro grande benefício é saber o que comer, quando comer e a quantidade correta de acordo com o seu peso, idade, altura e necessidades diárias.

Não tem muito mistério, para quem não consegue montar uma rotina de alimentação adequada para a saúde, peça ajuda profissional.

Conclusão

Uma dieta personalizada que atenda suas necessidades e objetivos únicos é essencial se você está com dificuldades para perder peso.

O nutricionista, ao focar nas suas necessidades, desenvolve um plano alimentar adaptado, incluindo escolhas de alimentos estratégicas e com equilíbrio nutricional.

Toda essa especificidade permitirá que você passe pelo emagrecimento de forma efetiva e segura, com equilíbrio e com a segurança de não estar fazendo nada prejudicial à saúde.Emagreça de forma eficaz e segura, com a certeza de estar no caminho certo para uma vida mais saudável. Entre em contato com a FGH Medicina agora mesmo.

Sobre o autor

Dr. Filipe Fontes

Médico - Endocrinologia

  • Clínica médica
  • Endocrinologia e metabologia
  • Emagrecimento, obesidade, gordura localizada
  • Performance e ganho de massa
  • Melhora da libido e disposição
  • Terapias injetáveis
  • Reposição hormonal e qualidade do sono
  • Tireóide, diabetes e sarcopenia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *